Blog do José Cruz

Busca

Categorias

28/07/2014

Sem Souza Ramos, Pajero é campeão da Semana de Vela de Ilhabela

Embarcação da classe S40 foi a melhor após seis regatas nas águas do litoral norte de São Paulo

A Semana de Ilhabela terminou, e o blogueiro continua se fazendo de morto. Nem a frente fria que fez os barcos voarem na sexta-feira, nem o acidente com o Samsara animaram o blogueiro a escrever uma linha sequer sobre o mais importante evento de Vela da América Latina* (#subjudice). Mas hoje chego aqui e recebo um release da Mitsubishi Motors, sem dúvida uma protagonista da própria existência desse evento, chamando a competição pelo nome brasileiro, sem firulas de Sailng Week metida a besta. Obrigado, pessoal, aos poucos retorna minha fé na humanidade* (#peronomucho).

E agora o belo release da Semana de Vela:

Além de tudo, o barco está mais bonito do que nunca. Fotos de Marcos Méndez / SailStation

Com uma embarcação da classe S40, considerada um dos mais modernos barcos da vela de oceano pela sua tecnologia e performance, os tripulantes do Mitsubishi Pajero venceram três, das seis regatas disputadas, abrindo uma vantagem de dois pontos sobre o segundo colocado.

"Foi um grande resultado. O entrosamento da equipe superou todas as dificuldades", comentou André Fonseca, o Bochecha, timoneiro da tripulação.

A equipe chegou confiante à Ilhabela após o vice-campeonato mundial de TP52 na Itália. O próximo desafio da tripulação será a Copa do Rei, tradicional competição de oceano em Palma de Mallorca, na Espanha, que começa no dia 4 de agosto. "Como treino, Ilhabela foi importantíssima. Antes da próxima regata, só teremos tempo de sair do barco e entrar direto no avião", brincou Bochecha.

Mitsubishi na Semana de Vela

Além de estar competindo nas águas, a Mitsubishi Motors é patrocinadora da Semana de Vela de Ilhabela há mais de 20 anos. "A Mitsubishi sempre foi grande incentivadora do esporte nacional. Não só nos ralis e competições a motor, como também na vela. Para nós, é muito importante fazer parte de eventos como esse, que reúne grandes nomes, não só do Brasil, como do exterior", explica Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi Motors.

 

Por Antonio Alonso às 11h29

Sobre o autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estréia agora seu blog no UOL.

Sobre o blog

A Vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ou pelo menos o sucesso dos esportistas não representa o sucesso do esporte. A Vela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Apenas dois clubes, com umas poucas centenas de sócios, respondem pela maior parte do sucesso olímpico nacional. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Wake, esqui e motonáutica também devem ser assuntos frequentes por aqui. Bem-vindo a bordo.

Histórico

© 1996-2011 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.